23 de abril de 2011

Chuvas deixam duas crianças mortas no Amapá

As chuvas no Amapá, que começaram no final de março e já afetaram mais de 5 mil pessoas, ainda preocupam centenas de famílias em pelo menos cinco municípios. Nesta sexta-feira (22), duas crianças morreram afogadas na cidade de Laranjal do Jari, a 210 quilômetros da capital Macapá.. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os municípios de Calçoene, Serra do Navio, Porto Grande e Ferreira Gomes também foram atingidos e estão sendo monitorados.

Segundo o tenente-coronel Alexandre Veríssimo, chefe de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Amapá, a situação em Laranjal do Jari é crítica, porque o nível do rio Jari a 2,5 metros acima do normal não para de subir. De acordo com Veríssimo, o nível está sendo monitorado de três em três horas. "Nas outras cidades, a situação está se normalizando", garante.

Ele considera uma fatalidade a morte das duas crianças, de 2 e 3 anos, em Laranjal do Jari. "Mas também é preciso atentar para o comportamento dos pais. Pode ter havido descuido, porque a região já passou por cheias maiores em outras ocasiões e nunca ocorreu nada do tipo", afirma o tenente. Ele informa também que grande parte da cidade está sendo abastecida por caminhões-pipa. O fornecimento de energia elétrica não foi afetado.

Na semana passada, o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, liberou R$ 500 mil para compra de alimentos, colchões, água, combustíveis, medicamentos e outros produtos emergenciais para alguns municípios atingidos pela chuva. A expectativa é que o valor possa aumentar em uma nova avaliação, especialmente devido à piora da situação de Laranjal do Jari, onde 1.393 pessoas já foram afetadas.

Segundo Veríssimo, os números mais recentes mostram que no município de Serra do Navio ainda há 14 famílias desabrigadas e 40 pessoas desalojadas. Em Porto Grande, 935 pessoas foram afetadas pela enchente e em Ferreira Gomes, 2.749. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que as chuvas continuarão em todo o Estado pelo menos até terça-feira (26).

Fonte: Agência Brasil

0 comentários: